Notícias

Banrisul efetiva ampliação da licença paternidade para 20 dias

publicada em 08/04/2016

Um dos principais avanços aprovados pelo Senado federal no dia 03 de fevereiro passado, através do marco regulatório dos direitos da primeira infância é a ampliação da licençapaternidade dos atuais cinco dias para 20 dias. O texto foi sancionado pela presidente Dilma no dia 08 de março. A FetrafiRS então enviou correspondência ao Banrisul, cobrando a aplicação da lei no caso dos banrisulenses. De acordo com informações fornecidas pelo Banco, o benefício já está sendo concedido pela instituição, mediante envio de email dos interessados à Gestão de Pessoas.

Para obter o benefício, o pai deve comprovar participação em “programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável”. De acordo com pesquisa realizada pela FetrafiRS, há duas modalidades de curso disponíveis, uma presencial e outra à distância. O ministério Público do RS possui um cronograma de cursos sobre o tema, com 40h de duração com programação disponível aqui. Já os bancários interessados na modalidade à distância podem se inscrever gratuitamente, através da Rede Nacional Primeira Infância.

Na avaliação da diretora de Saúde da FetrafiRS, Denise Corrêa, a ampliação da licença paternidade é mais uma grande conquista social dos trabalhadores. “Sabemos o quanto a paternidade responsável é um tema relevante para a equidade de gênero. Mais do que ampliar a participação do pai nos primeiros dias de vida da criança, viabiliza o estreitamento do vínculo paterno”, avalia a dirigente sindical.

Saiba mais sobre a ampliação da licença paternidade

A licença de 20 dias também passa a ser um direito do pai quando ele adota uma criança, mas a lei é facultativa e só vale para as empresas que fazem parte ou que pretendem aderir ao Programa Empresa Cidadã. Criado em 2009, o programa estendeu a licençamaternidade de quatro para seis meses. A empresa que aderir pode descontar o benefício concedido do imposto de renda.

Para a relatora do projeto, senadora Fátima Bezerra, do PTRN, é preciso mudar a visão: “O costume é a mãe cuidar mais da criança. Nós temos que quebrar paradigmas como estes, não é só a mãe, o pai também deve ter exatamente o mesmo cuidado com a criança”.

FONTE: Comunicação/FetrafiRS

<< Página Anterior   |    Imprimir   |   Topo


Rezende Advogados Associados
OAB/RS 2877

tags importantes: Advocacia em Porto Alegre, advogado, direito, direito do trabalho, acidentes de trabalho, direito previdenciário.

e-mail

rezende@rezendeadvogados.adv.br

Atendimento

De Segunda a Sexta-feira
Das 8h30min às 18h

Fones

Comercial/pabx: (51)3346-5966
Celular: (51)99718-8158
Whatsapp: (51)98491-0761

 

Onde estamos

Rua Almirante Barroso, 710 conj. 201
(próximo aos bombeiros da Cristóvão Colombo)
Bairro Floresta | Porto Alegre | Rio Grande do Sul

criação: sitesrapidos.com.br
Banrisul efetiva ampliação da licença paternidade para 20 dias, Advogados em Porto Alegre | Rezende Advogados